Premiados, senadores petistas estão entre os melhores parlamentares do ano

Os senadores petistas fizeram a diferença na sétima edição do Prêmio Congresso em Foco entregue em solenidade na noite de ontem em Brasília. Dentre os 50 parlamentares indicados como os melhores representantes da população em 2012, os membros da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado figuraram como finalistas em quase todas as categorias da premiação. No total, os senadores do PT levaram para casa cinco dos 11 prêmios entregues pelo site Congresso em Foco que é especializado na cobertura política: Melhor Senador, Defesa da Democracia, Defesa dos Consumidores, Defesa da Saúde e Defesa da Previdência Social.

Eduardo Suplicy: Melhor Senador e Defesa da Democracia
O principal prêmio da noite, o de Melhor Senador, foi concedido ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que também recebeu o troféu de parlamentar mais dedicado à Defesa da Democracia. Contente pelo reconhecimento de seu trabalho, o senador petista quebrou o protocolo e durante o show de encerramento da cerimônia – com a banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju – subiu ao palco e convidou o deputado Tiririca (PR-SP), outro premiado da noite, para cantarem juntos em um inesperado dueto.

Paulistano, 71 anos, Suplicy exerce o terceiro mandato no Senado. É professor universitário, economista e administrador de empresas. Tem pós-doutorado em Economia pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Já foi deputado estadual e federal. É o primeiro senador eleito pelo PT, em 1990. Sua principal bandeira política é a expansão do Programa Renda Básica de Cidadania, previsto em lei de sua autoria. Na crise do mensalão, em 2005, apoiou a criação da CPI dos Correios. Foi premiado em todas as suas edições e, nesta última, se destacou na Defesa da Democracia.

Paulo Paim: Defesa do Consumidor e Defesa da Previdência Social e dos Servidores Públicos8169212135_56fed21af8
Pelo segundo ano consecutivo, o senador Paulo Paim (PT-RS) se destaca como o parlamentar que mais atua na Defesa do Consumidor. Paim também foi congratulado com o prêmio Defesa da Previdência Social e dos Servidores Públicos.

Natural de Caxias do Sul (RS), 62 anos, é metalúrgico e sindicalista. No Congresso Nacional, é reconhecido pela atuação em favor do aumento real do salário mínimo, pela defesa dos direitos dos aposentados, da população negra e dos excluídos em geral. Ex-deputado federal, é autor dos estatutos do Idoso, da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pela sexta vez. Paim foi destaque, ainda, na Defesa dos Consumidores e na Defesa da Previdência e dos Servidores Públicos. Em 2011, foi o mais votado pelos internautas nas categorias Defesa dos Consumidores e Defesa da Saúde.

Humberto Costa: Defesa da Saúde
O mais votado para a categoria Defesa da Saúde, neste ano, foi o ex-ministro da Saúde e atual senador Humberto Costa (PT-PE), autor da Lei de Responsabilidade Sanitária que está em tramitação. O segundo mais votado nessa categoria foi o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Humberto Costa nasceu em Campinas (SP), tem 55 anos e exerce seu primeiro mandato no Senado. É jornalista e médico pós-graduado em Medicina Geral Comunitária, Clínica Médica e Psiquiatria. Elegeu-se deputado federal em 1994. Em 2001, assumiu a secretaria municipal de Saúde na primeira gestão do prefeito de Recife João Paulo Lima (PT). Tornou-se ministro da Saúde no primeiro mandato do ex-presidente Lula. Depois, foi secretário estadual de Cidades em Recife (PE). No Conselho de Ética do Senado, foi autor do relatório que recomendou a cassação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) por suas relações com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Humberto Costa é destaca na Defesa da Saúde pela segunda vez.

arte1_1Outros senadores
Os senadores Walter Pinheiro (PT-BA), líder do partido e do Bloco de Apoio ao Governo e Paulo Paim estiveram entre os finalistas na categoria Melhor Senador de 2012, em indicação feita pelos jornalistas que acompanham dia-a-dia das atividades do Congresso Nacional. O líder Pinheiro figurou entre os principais nomes de destaque na Defesa da Inovação Tecnológica.

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Delcídio Amaral (PT-MS), concorreu como um dos membros do Legislativo que mais se destacam na defesa do desenvolvimento econômico. 

O prêmio
A escolha dos premiados ocorreu em duas fases: na primeira, 186 jornalistas, responsáveis pela cobertura diária do Congresso Nacional, escolherem os principais nomes de cada categoria; na segunda, os indicados foram submetidos à votação popular, via internet, entre os dias 13 de agosto e 15 de outubro. Ao votar, o internauta podia incluir um nome à lista, em cada uma das 11 categorias – dividas entre melhor deputado e senador e outras nove categorias especiais. Em cada uma das categorias, o nome mais votado pela internet se somou à relação dos indicados.

Uma grande novidade desta edição foi o veto à indicação de parlamentares que respondem a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo nos conselhos de ética da Câmara ou do Senado ou que são alvos de denúncias de violação aos direitos humanos. O Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.

Catharine Rocha, com informações do site Congresso em Foco

Leia mais:
Senadores petistas disputam categorias do prêmio Congresso em Foco

To top