Pinheiro participa de congresso sobre telefonia móvel e banda larga

Pinheiro participa de congresso sobre telefonia móvel e banda larga

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), participa nesta segunda-feira (27/02) do Mobile World Congress 2012, em Barcelona (Espanha). Além de acompanhar a conferência de abertura, onde foram debatidas as tendências e novidades tecnológicas nas áreas de telefonia móvel e banda larga, Pinheiro realiza uma série de reuniões com representantes de empresas, visando à ampliação das suas atividades no Brasil, a exemplo da Alcatel-Lucent, NEC, Nokia-Siemens e Huawei.

Reunido com os executivos da Nokia-Siemens, Pinheiro discutiu soluções para a implantação de cidades digitais, onde a conexão wireless é disponível para a população em praças e outros espaços públicos. “Também conversamos sobre as formas de ampliar a cobertura de banda larga com menores custos, além do uso da faixa dos 450 MHz para disponibilizar serviços de telecomunicações na zona rural”, relatou o senador. Com os executivos da NEC, Pinheiro conheceu soluções e aplicativos para uso de novas tecnologias para universalização dos serviços de telefonia móvel.

O senador Walter Pinheiro é especialista na área de tecnologia da informação e sempre teve destacada atuação política em prol da universalização dos serviços de telecomunicações. No Senado, foi relator do Projeto de Lei (PL 116) que deu origem à nova legislação da TV por assinatura, ampliando o percentual de produções nacionais na programação e permitindo a entrada de novos concorrentes no mercado. Pinheiro também tem defendido a licitação das faixas de 450 MHz, para levar serviços de telecomunicações à zona rural.

Em sua agenda na Europa, o líder do PT no Senado também tem procurado parcerias para a implantação de centros integrados de monitoramento e emergências no Brasil, além de buscar atrair empresas internacionais da área de Saúde. Antes de participar do Mobile World Congress 2012, Pinheiro conheceu centros de emergência e monitoramento na Suécia e Alemanha, e  se reuniu com executivos de grandes empresas propondo parcerias e cooperação com o Brasil.

pinheiro__tuttlingenFormação e treinamento médico
Na semana passada, acompanhado de executivos da empresa alemã B. Braun, nesta sexta-feira (24/02), Pinheiro visitou a Aesculap Academy, um centro de formação e treinamento de médicos, em Tüttlingen (Alemanha). Ele acompanhou simulações de procedimentos médicos inovadores, com a utilização de equipamentos sofisticados, a exemplo de uma laparoscopia realizada com ferramental cirúrgico de alta precisão.

“A Aesculap Academy tem renome internacional justamente por promover a troca de experiências, preparando instituições médicas e profissionais para o futuro da medicina. Precisamos ampliar a participação de médicos brasileiros nos programas da academia e promover a cooperação. Temos expertise em terapia celular, ramo da medicina que possui um amplo suporte na Aesculap”, destacou o líder do PT no Senado.

Pinheiro também visitou unidade de produção, com alta tecnologia, de ferramental cirúrgico e próteses da B. Braun, considerada melhor e mais moderna fábrica de toda Europa. “A Bahia possui amplas condições de desenvolver um polo como esse. Temos em Camaçari empresas que fabricam muitas das matérias primas necessárias para o desenvolvimento destes tipos de produtos. Também estaremos inaugurando este ano o Parque Tecnológico, que poderá ofertar suporte para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, com a participação de pesquisadores baianos”, destacou.

Na quinta, Pinheiro já havia se reunido com os diretores da empresa, em Melsungem (Alemanha), em tratativas sobre cooperação tecnológica com a Bahia. A empresa também fabrica máquinas de diálise e materiais de higienização, além de realizar pesquisas em terapia celular.

Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

Leia mais 

Na Alemanha, Pinheiro discute cooperação tecnológica
 

Walter Pinheiro quer atrair empresas de terapia celular e diálise
 

Pinheiro busca parcerias para centros de emergências no Brasil

To top