Incêndio na boate Kiss será tema de audiência

Incêndio na boate Kiss será tema de audiência

Segundo Paim, passados dez meses do
acidente, os familiares das vítimas estão se
sentindo abandonados pelo poder público e
querem ser ouvidos

As consequências do incêndio da boate Kiss – tragédia que resultou na morte de 241 pessoas em janeiro deste ano – serão tema de debate na Comissão de Direitos Humanos (CDH). O requerimento, do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado na manhã desta quarta-feira (20).

Segundo ele, passados dez meses do acidente, os familiares das vítimas estão se sentindo abandonados pelo poder público e querem ser ouvidos. “Eles precisam falar o que está acontecendo para que possamos apoiar. Há casais, por exemplo, que perderam todos seus filhos e precisam, inclusive de apoio psicológico. Os familiares entendem que aqui na Comissão de Direitos Humanos do Senado seria melhor espaço para dialogar com o governo”, afirmou Paim.

Além de parentes de feridos e mortos na tragédia, serão convidados representantes dos ministérios da Saúde, da Justiça, do Ministério Público e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Outras audiências
Além de debate sobre a boate Kiss, a CDH aprovou nesta quarta-feira requerimentos para a realização de outras nove audiências públicas com a presença de convidados para tratar dos seguintes temas:

* A prevenção e o combate ao trabalho escravo de imigrantes;

* O desenvolvimento do esporte adaptado para pessoas com deficiência no Brasil;

* A qualidade de vida dos aposentados;

* O direito fundamental à saúde e à alimentação escolar;

* O direito de greve no serviço público;

* Os 25 anos da Fundação Palmares e os 10 anos da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir);

* A participação da CDH na organização da Semana Internacional da Pessoa com Deficiência, entre os dias 2 e 6 de dezembro;

* As novas configurações das famílias;

* Os desaparecidos da democracia.

Diante do grande número de reuniões solicitadas, a presidente da comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), informou que vai se reunir com integrantes do colegiado para definir uma agenda a partir das prioridades apresentadas.

Com informações da Agência Senado

Leia mais:

Viana quer lei nacional para regular boates e casas noturnas

Paulo Paim quer debater segurança de eventos

Paim se emociona ao homenagear vítimas de Santa Maria

To top