Gleisi aponta “contradições” no discurso dos candidatos da oposição

Gleisi aponta “contradições” no discurso dos candidatos da oposição

Senadora cobra coerência e mais clareza nas propostas e ideias novas da oposição para melhorar o País

Gleise: única proposta concreta da oposição
são as “medidas impopulares”

Em discurso na tribuna do Senado na tarde desta quinta-feira (8), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou que o único interesse da oposição e do seu principal pré-candidato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), na defesa de uma CPI para investigar a Petrobras é travar um debate político-eleitoral. E só. Propostas da oposição? Só medidas impopulares, como teria dito Aécio em um evento com empresários. “Lamento a situação que chegamos, porque se a oposição quisesse mesmo fazer uma CPI, bastava indicar os nomes. Parece que a única proposta concreta que colocaram até agora foi isso, porque de resto a oposição está dizendo que precisa fazer medidas impopulares”, afirmou.

Gleisi lembrou que em recente fórum de empresários, o pré-candidato da oposição foi bastante aplaudido quando disse que, das tais medidas impopulares, a primeira foi sugerida por seu mentor econômico, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga. Eis a tal proposta impopular: retirar o subsídio do crédito produtivo, ou seja, na prática fazer com que o BNDES empreste menos e mais caro para o setor produtivo. “A crítica foi ao Programa de Sustentação do Investimento, dizendo que os juros subsidiados das empresas deste País eram absurdos e que não podiam ser a regra, que isso tinha que acabar e só poderia ser feito em casos muito excepcionais”, lembrou a senadora. Mas os próprios empresários, inclusive de representantes da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, se manifestaram contrários à ideia do mentor do senador mineiro.

“Quando você dá crédito a uma empresa, você está dando crédito para produzir, para gerar empregos. Aliás, se não tivéssemos dado esse crédito com o PSI (Programa de Sustentação do Investimento), que começou com 3,5% de juros, e agora está entre 4% e 6%, não teríamos mantido o índice de empregos no País”, observou Gleisi. A taxa de desemprego no Brasil está em 5% e nunca o País experimentou situação como essa, indicando pleno emprego.

Para Gleisi Hoffmann, as propostas da oposição começam a ficar claras e envoltas em contradições, já que se o candidato é contra subsídio e juros baixos para a produção nacional. “Gostaria muito que os candidatos da oposição falassem sobre o subsídio ao Programa Minha Casa Minha Vida. Vão continuar o programa ou vão achar que esse subsídio também impõe situações ruins ao lado fiscal brasileiro? Será uma medida impopular, porque ela é contra o povo se for mexida”, disse a senadora.

Em outra manifestação, os candidatos da oposição, sob a orientação de seus mentores, dizem que o índice de emprego é muito elevado no Brasil e que “um pouquinho de desemprego” poderia ajustar as contas e contribuiria para a melhora da competitividade. Também afirmam que há um alto índice de indexação da economia. “Sabe qual é o índice de indexação que mais criticam? É o índice de reajuste do salário mínimo como estamos reajustando, dando a inflação mais ganho real ao trabalhador, porque, quando vai se falar em tarifa, eles dizem que nós temos que reajustar”, salientou.

A senadora lembrou que as mesmas pessoas que defendem o aumento da tarifa de energia elétrica são as mesmas que criticam o governo dizendo que ele não poderia ajudar as distribuidoras. “São essas mesmas pessoas que estão dizendo que nós tínhamos de reajustar o preço da gasolina e que nós não podíamos deixar a gasolina barata no Brasil. Então, na prática, eles querem a desindexação para o salário dos trabalhadores, mas não querem a desindexação para as tarifas que são cobradas do povo trabalhador, do setor produtivo desse País. Na prática, isso corrói o poder de compra e empobrece as pessoas. É esse o debate concreto e é isso que está em jogo nessa disputa eleitoral. Não tem outro jogo a não ser esse”, enfatizou.

Gleisi ainda lembrou sobre as críticas que os candidatos da oposição fizeram quando a presidenta Dilma Rousseff informou que reajustaria o Bolsa Família em 10%. A oposição disse que isso era demagogia e que o governo estava reajustando menos do que deveria, só que a contradição mora justamente na proposta de cortar o crédito, aumentar as tarifas de energia, os preços da gasolina e que desemprego é bom para o Brasil. É essa a proposta dos candidatos.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque elogiou a senadora e afirmou que “seu discurso está muito melhor como candidata a presidente do que os dos três que estão aí, inclusive o da presidenta Dilma. Falo isso sem nenhuma dessas coisas com que estamos acostumados aqui, de ficar falando bem um dos outros. Não, seu discurso está trazendo os outros candidatos para o debate e concordo: não estou vendo propostas alternativas dos outros dois candidatos à presidenta Dilma”, afirmou.

Marcello Antunes

To top