Dilma quer Polícia Federal na apuração da morte de cinegrafista

A presidenta Dilma Rousseff quer que a Polícia Federal participe das investigações sobre a morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, anunciada nesta segunda-feira (10). “Determinei à PF que apoie, no que for necessário, as investigações para a aplicação da punição cabível”, afirmou a presidente em mensagem publicada em sua conta no Twitter.

Ela disse que a violência nos movimentos não pode ser tolerada. “Não é admissível que os protestos democráticos sejam desvirtuados por quem não tem respeito por vidas humanas. A liberdade de manifestação é um princípio fundamental da democracia e jamais pode ser usada para matar, ferir, agredir e ameaçar vidas humanas, nem depredar patrimônio público ou privado”.

Dilma também escreveu que a morte do cinegrafista “revolta e entristece” e criticou a violência em manifestações. Na sexta-feira (7), um dia após o cinegrafista ter sido atingido pelo rojão, a presidenta já havia usado sua conta no Twitter para comentar o episódio. Na ocasião, ela expressou sua solidariedade a Andrade.

Mais repercussão

No plenário do Senado e nas redes sociais, vários parlamentares também lamentaram a morte do profissional de imprensa. O vice-presidente da República, Michel Temer, também usou o Twitter para lamentar a morte do cinegrafista. “Lamento muito o falecimento do cinegrafista Santiago Andrade da TV Band. Que sua família e amigos encontrem conforto neste momento de dor”, postou na rede social.

Morte cerebral

O cinegrafista da TV Bandeirantes foi atingido na cabeça por um rojão quando registrava o confronto entre manifestantes e policiais durante protesto contra o aumento da passagem de ônibus, no Centro do Rio. Nesta segunda (10/02), ele teve constatada a morte cerebral. Andrade sofreu afundamento do crânio e foi submetido a uma cirurgia após ser levado para o Hospital Souza Aguiar. Desde então, estava em coma induzido no Centro de Terapia Intensiva da unidade.

A explosão foi registrada por fotógrafos, cinegrafistas e câmeras de vigilância instaladas nas proximidades da Central do Brasil.

A presidenta Dilma Rousseff lamentou nesta segunda-feira (10), em sua conta no Twitter, a morte do cinegrafista Santiago Andrade. Ela também determinou à Polícia Federal que apoie a investigação para a aplicação da punição cabível.

Com informações do Blog do Planalto e das agências de notícias

Leia mais:

Senadores petistas lamentam morte de cinegrafista em rede social

Viana: morte de cinegrafista marca crescimento da violência no País


To top