Ciência sem Fronteiras: mais vagas para talentos e pesquisadores visitantes

Iniciativa vai financiar projetos de pesquisa que promovam a consolidação, expansão e internacionalização da ciência brasileira.

 

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), abriu vagas para o projeto Atração de Cientistas para o Brasil nas modalidades Atração de Jovens Talentos e Pesquisador Visitante Especial.

O objetivo da presente Chamada é apoiar financeiramente projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras.

Para isso, as propostas aprovadas para a modalidade Atração de Jovens Talentos serão financiadas com recursos estimados de R$ 135,8 milhões. O montante, que é direcionado para o financiamento dos projetos e das bolsas de auxílio, será liberado em até três parcelas. Já a modalidade Pesquisador Visitante Especial, o repasse para os projetos aprovados será de R$ 261 milhões.

Os interessados podem enviar suas propostas pelo site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou do Ciência sem Fronteiras até o dia 7 de abril. O resultado deverá ser divulgado no site do CNPq e do programa até a primeira quinzena de junho e o início da vigência dos projetos aprovados será no mês de julho a agosto de 2014.

Um segundo calendário de envio de propostas será estabelecido e a data limite para envio das propostas é dia 23 de junho com prazo de divulgação dos resultados para a segunda quinzena de agosto e início da vigência em setembro a novembro.

O Terceiro Calendário de envio de propostas terá a data limite para envio das Propostas no dia 15 de setembro com divulgação na segunda quinzena de novembro e início em Dezembro de 2014 a fevereiro de 2015.

Portal Brasil

 

Leia mais:

Wellington sobre 2013: “Abrimos as portas para o diálogo”

To top