Bolsa Família ganha prêmio internacional de seguridade social

Bolsa Família ganha prêmio internacional de seguridade social

Bolsa Família tem impacto direto na melhoria
da qualidade de vida das crianças, como o
desempenho escolar e a redução da
mortalidade infantil (Crédito: MDS)

A Associação Internacional de Segurança Social anunciou nesta terça-feira (15) o “Prêmio de Excelência em Segurança Social” ao programa Bolsa Família pela sua importância no combate à pobreza, desigualdade social e para a melhoria da qualidade de vida das crianças das famílias beneficiadas.

O presidente da ISSA, Stoove Errol Frank, ressaltou a eficácia dos programas de transferência de renda para a proteção social e afirmou que o Bolsa Família deve ser copiado por outros países: “Esperamos que o prêmio incentive outros governos a olhar a experiência do Brasil e considerar a adoção de programas semelhantes para o benefício de seus cidadãos”.

A premiação foi comemorada pela presidenta Dilma Rousseff, que afirmou ser uma honra para o País. “O Brasil tem milhões de motivos para se orgulhar do Bolsa Família, um programa que reduz desigualdades e beneficiar todos os brasileiros”, disse ela ao ressaltar o impacto na manutenção de 16 milhões de crianças na escola e na contribuição do programa para a redução da mortalidade infantil.

Leia a íntegra da matéria:

A Associação Internacional de Segurança Social anunciou que o governo brasileiro recebeu seu primeiro “Prêmio de Excelência em Segurnaça Social” para seu programa inovador para reduzir a pobreza, o Bolsa Família.

Iniciado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família é um programa de transferência condicional de renda que atende hoje de cerca de 50 milhões de brasileiros pobres. O programa paga benefícios em dinheiro para famílias na condição de que os seus filhos frequentem a escola regularmente e são vacinados. As transferências de dinheiro estão ligadas diretamente às mulheres chefes de família por meio de um cartão de pagamento. O Bolsa Família tem impacto direito na educação e saúde da família, e no bem-estar da criança.

Bolsa Família é o mais importante política social do mundo. Estima-se que o custo é de apenas cerca de 0,5 por cento do PIB no Brasil. O programa visa quebrar o ciclo de dependência social. Graças à relação entre as transferências de renda e freqüência escolar os resultados são positivos. O regime melhorou a igualdade no Brasil. Estima-se que, desde 2003, retirou cerca de 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema, incluindo 22 milhões nos últimos dois anos, desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu o cargo.

Em uma mensagem para o ISSA presidente Dilma Rousseff disse que “o Brasil aceitou o grande Prêmio ISSA de Excelência em Segurança Social com honra. Este é um importante reconhecimento para os esforços do governo brasileiro para ampliar a proteção social para todo o país. O Bolsa Família garante que 36 milhões de brasileiros vivam acima da linha de pobreza extrema, mantendo 16 milhões de crianças e adolescentes na escola, e também tem sido fundamental para a redução da mortalidade infantil. O Brasil tem milhões de motivos para se orgulhar do Bolsa Família, um programa que reduz desigualdades e beneficiar todos os brasileiros.”

dilma_interna

Dilma disse ser uma honra receber o prêmio
e afirmou que o Bolsa Família é motivo de
orgulha (Crédito: PR)

Ao anunciar o prêmio, o presidente da ISSA, Stoove Errol Frank, disse: “O prêmio reconhece o sucesso único do Bolsa Família, que ajudou a aliviar a pobreza das famílias do Brasil e ajudou a melhorar a educação e saúde das crianças. O programa mostrou que as políticas de transferência condicional de renda podem ser formas muito eficazes. Esperamos que o prêmio anime outros governos a olhar a experiência do Brasil e considerar a adoção de programas semelhantes para o benefício de seus cidadãos”.

O Prêmio ISSA será dado a um alto representante do governo do Brasil, por ocasião do Fórum Mundial de Seguridade Social que será realizada em Doha, Qatar, de 10 a 15 Novembro de 2013. O Fórum terá a participação de altos funcionários da ISSA, os representantes das autoridades Qatar e mais de 1000 políticos e administradores de segurança social de 150 países.

A ISSA

A Associação Internacional de Segurança Social, com sede em Genebra, é a principal organização internacional que trabalha para promover e desenvolver a nível mundial a segurança social. A ISSA fornece conhecimento, padrões profissionais e redes de especialistas para reforçar a capacidade administrativa de suas instituições membros. Fundada em 1927, a ISSA tem hoje mais de 330 membros em 157 países.

Funcionários ISSA concedem a cada três anos o ISSA Prêmio de Excelência em Segurnça Social a uma instituição ou programa que tem feito um excelente contribuição para a promoção e desenvolvimento da segurança social nacional ou internacional

Leia a matéria em inglês

Leia a matéria em francês

Leia a matéria em espanhol


To top