14 milhões de brasileiros já foram atendidos pelo Mais Médicos

Mais Médicos conta, hoje, com 9.501
médicos, dos quais 87% são estrangeiros

Em sete meses, 14 milhões de brasileiros receberam atendimento clínico de um profissional estrangeiro do programa Mais Médicos, conforma a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nessa quarta-feira (26). O número corresponde a aproximadamente 10% da população do País. E dessa parcela da população, revela o estudo, 69% avaliaram o serviço prestado como ótimo ou bom; enquanto, 27% consideraram o atendimento regular, ruim ou péssimo.

Os dados da pesquisa mostram que, apesar das críticas da oposição, a população reconhece a importância e aprova o programa. Conclusão que fica ainda mais evidente quando o Datafolha aponta que 54% dos entrevistados aprovam a contratação de médicos estrangeiros – 40% são contrários. Em junho de 2013, época em que o Mais Médicos começou a ser desenhado, o índice de aprovação do programa era de 47%; ao passo que 48% eram contrários ao projeto.

Atualmente, atendem pelo programa 9.501 médicos, dos quais 87% são estrangeiros. Os profissionais do Mais Médicos começaram a ser recrutados em setembro de 2013, para garantir atendimento às regiões mais carentes do Brasil.

Regionalização

Ainda segundo o levantamento, a maior aceitação do programa está na região Nordeste: 72%. Em seguida aparecem as regiões Norte e Centro-Oeste, com 68% de aprovação. O menor índice é da região Sul: 64%.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.109 pessoas em 140 municípios.

Catharine Rocha

Leia mais:

Mais Médicos: atendimento a hipertensos no SUS cresce 27% em cinco meses

Cubanos do Mais Médicos vão receber US$ 1.245 em março

 

 

To top