Apenas um ano e meio de mandato foi suficiente para assegurar à presidenta Dilma Rousseff uma aprovação histórica: 75,7%. O índice é 21,6 pontos percentuais superior ao registrado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004 e demonstram a popularidade pessoal da presidenta. Com o mesmo tempo de mandato, Lula tinha 54,1% de aprovação. Os dados são parte da pesquisa da pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizada de 18 a 22 de julho deste ano e divulgada nesta sexta-feira (03/08). O resultado mostra a popularidade pessoal da presidente com um ano e meio de governo.

A CNT entrevistou duas mil pessoas nas cinco regiões do País, que também responderam a questionamentos sobre temas como saúde, emprego e educação; avaliação do governo Dilma Rousseff; e itens como poder de compra, expectativas sobre os rumos da economia e reformas prioritárias a serem feitas pelo Governo.

A pesquisa também mostra a alta no otimismo do brasileiro com o governo da presidenta. Dos entrevistados, 56,6% avaliam positivamente o governo da presidenta. Em agosto de 2011 – quando foi feito o último levantamento -, o número era 49,2%. A avaliação negativa caiu de 9,3% para 7%.  Além disso, aumentou o percentual dos que acreditam que a gestão de Dilma Rousseff está melhor - 11,5% para 15,9% - e diminuiu de 45,4% para 34,6% os que consideram o governo pior que o governo anterior. Para 48,2% dos entrevistados, as duas gestões estão no mesmo patamar.

Em relação à crise econômica mundial, 38,4% dos entrevistados revelaram preocupação e deixaram de comprar, enquanto 60,8% não diminuíram o ritmo de consumo. Os principais desejos de consumo dos brasileiros são a casa própria (57%), carro novo (17,9%), móveis e eletrodomésticos (8,2%), viagem internacional (7,4%) e televisão moderna (1,9%).

Giselle Chassot, com informações da CNT e das agências online

AddThis Social Bookmark Button

Twitter

Respeito internacional

Nuvem de Tags

Espaço Aberto

Pergunte ao Senador

Portal Oficial da Liderança do PT no Senado

Senado Federal, Praça dos Três Poderes, Ala Alexandre Costa, Gab. 09 | CEP 70160 - 900 | Brasília-DF

Tel.: (61) 3303-3191 | Fax: 3303-1743 | E-mail: asslidpt@senado.gov.br